16 de março de 2008

Pão Irlandes de Passas


Saint Patrick é o padroeiro da Irlanda e é comemorado no dia 17 de março todos os anos e em vários lugares do mundo. Aqui nos EUA como existem muitos descendentes de irlandeses também se comemora.

Além das Paradas comemorativas nas ruas, celebram também nos tradiconais Pubs Irlandeses. As pessoas se vestem de verde, aludindo ao símbolo do orgulho irlandes, o shamrock, uma espécie de trevo de 3 folhas. Em outros tempos ele significava o renascimento da primavera. É bom lembrar que no hemisfério norte a primavera sempre inicia no dia 20 ou 21 de março.

No que toca a culinária, comem pratos tradicionais irlandeses, sendo o mais popular é o Corned Beef com Repolho, entre outros. E para beber a tradicional cerveja preta irlandesa, a Guinness, que além de deliciosa, pode ser utilizada como ingrediente para a cocção de pratos.

Há algum tempo atrás fiz uma receita semelhante de Pão Irlandes, só que não levava passas. Como gosto muito de pães e bolos com esta fruta seca, desta vez, optei por esta receita do Epicurious.

O pão é uma delícia e o buttermilk faz com que a massa fique macia, assim como ocorre com os bolos que levam este ingrediente. Só achei que, para o meu gosto pessoal, leva muito sal. Acho que apenas uma pitada é o suficiente. Para quem não deseja consumir açúcar veja as notas.

Ingredientes:
Óleo vegetal em spray
2 xícaras de farinha de trigo
5 colheres sopa de açúcar divididas
1 1/2 colher chá de fermento em pó
1 colher chá de sal
3/4 colher chá de bicarbonato de sódio
3 colheres sopa de manteiga gelada cortada em cubos
1 xícara de buttermilk
2/3 xícara de passas


Modo de Preparar:

1) Pré-aquecer o forno a 190ºC (375ºF). Passar o óleo em spray numa forma de 20cm de diametro. O pão não ocupará todo o espaço da forma.

2) Numa vasilha grande misturar a farinha, 4 colheres sopa de açúcar, o fermento, o sal e o bicarbonato. Adicionar a manteiga. Misturar com a ponta dos dedos até formar uma farofa. Fazer um buraco no centro da farofa. Colocar o buttermilk. Gradualmente misturar os ingredientes secos ao buttermilk até incorporar todos os ingredientes. Colocar as passas.
Enfarinhar as mãos e moldar a massa no formato de uma bola. Transfirir para a forma preparada e achatar levemente. Salpicar a colher de açúcar restante sobre a massa.

3) Assar por cerca de 40 minutos ou até a massa ficar dourada. Deixar o pão esfriar na forma por 10 minutos depois de pronto. Transferir para uma grade. Servir morno ou em em temperatura ambiente.


Notas:

As vezes faço algumas pequenas alterações na receita:
  • Coloco 1 xícara de farinha de trigo comum e 1 xícara de farinha de trigo integral, pois acho que o pão fica mais gostoso e satisfaz mais.
  • Utilizo adoçante Splenda (Sucralose) em vez de açúcar na massa para economizar algumas calorias.
  • Utilizo 1 pitada de sal somente.
  • Utilizo 1/2 xícara de passas somente.

Glitter Graphics Images

6 comentários:

Filipa disse...

Gosto muito de todo o tipo de pão, seja ele doce ou salgado e este parece ser muito bom!!

Beijinhos

Cláudia disse...

Oi, Claudia, vim visitar o seu cantinho e achei muito aconchegante. Gostei e voltarei sempre! Beijos e um bom domingo e uma boa semana!

*-...-* Ana Anita *-...-* disse...

Também gosto de massas com frutas... Ficam sempre saborosas!
Bjs e boa semana,amiga...

Pitadasdilu disse...

Oi, Cláudia, muito legal teu cantinho, então estou aqui na tua terra né ?! Eu gosto demais daqui e pretendo ficar até quando Deus permitir. Tem coisas que me fazem sentir muita falta do Rio que é o clima, que pra mim é maravilhoso e a praia, eu nasci e cresci a duas quadras da praia e sinto falta da brisa e daquele cheirinho do mar e é claro, minha família que está toda lá.
Vou voltar sempre pra te fazer umas visitinhas e é claro pegar umas receitinhas.
Bjos, uma boa semana pra ti, Lú.

Luciana B. disse...

Claudia, amei! Era exatamente ISTO que eu queria comer AGORA :-) Um beijo!

Claudia Lima disse...

Lu eu sou viciada neste pão. Hoje fiz semi-integral. Ficou delicioso!
Fico feliz de ter ajudado!
Bjs :)